Inscrições para a Etapa I 2012 - Local ?????

Categoria Especial
x
Primeira Categoria
<>
Categoria Feminina

01 setembro 2009

Aggressive Inline na Escola ou a Escola no Aggressive Inline?

Talvez ninguém saiba que o Hugo "Taichi" - foto - (*) quando foi se inscrever no vestibular para Educação Física, tinha, entre outros objetivos, o de mobilizar dentro do inline ferramental teórico-prático - conceitos, técnicas, métodos de treinamento, etc - porventura disponíveis naquele curso.
A participação no sistema de ensino, porém, é via de mão dupla, ou seja, o Hugo "Taichi" tem, também, levado para o Curso de Educação Física da UEPA saberes típicos da área da Patinação Aggresive Inline. Naturalmente que a coisa se processa de forma lenta, com calma e humildade, afinal, estamos falando de um dos mais antigos e tradicionais cursos universitários de Belém. Mas ele vai fazendo como pode o inline presente no dia a-dia do curso. .
Houve demonstração, por exemplo, na disciplina "Dança", em que cada um exercia um papel. O Taichi não teve dúvidas, arranjou papel em que pudesse usar seus patins - foi vento e realizou um gap sinistro do palco para a quadra - lisa como sabão. Alliás o personagem vento encaixa direitinho com a personalidade dele quando competia e foi tetracampeão paraense, o único atleta que, no ranking da AAGIL, obteve o número máximo de pontos possíveis em uma temporada.
Noutra ocasião, agora na matéria "Fundamentos e Métodos do Esporte" cada grupo escolhia um esporte e dava uma aula sobre ele. Advinhem, qual o esporte escolhido pelo Taichi? Patinação Agg Inline, claro. Levou para lá seu já velho Xsjado - quem não é do ramo pode pronunciar "xédou" que todo mundo no inline vai entender -, e levou, também, meu pesado USD Throni. Deu sua aula teórica e prática na boa.
Por último, quando se formaram grupos, na disciplina "Estudos do Lazer" , para escolha de locais em Belém onde as pessoas gastam seus tempos livres, e posteriormente entrevistar as pessoas no local, também não teve dúvidas o Taichi, sugeriu logo que um grupo fosse ao Parque Radical do Marex. Por sorte ele foi um dos sorteados para ir lá.
Bem, todos nós do Inline, ou quase todos, somos jovens e estudantes. Então, vamos fazer como o Hugo "Taichi", sempre que possível, abordar o tema em trabalhos escolares. Seja fazendo radações, demonstrações, cartazes, seminários, debates, peças de teatro, o que for, cada um de nós poderá contribuir muito se colocarmos o Inline no conjunto das matérias estudadas na escola.
E não precisa ser na Educação Física Só, não. Em administração de empresas temos o modo como a patinação é organizada, administrada. Na publicidade, há inúmeros exemplos de como nos viramos para levar a arte da patinação às pessoas. Enfim, qualquer matéria pode acomodar bem o tema Aggressive Inline. Então, pessoal, cabeça não é só pra usar capacete, é para pensar, descobrir oportunidades. Sempre que possível, vamos realizar trabalhos escolares sobre o aggressive inline. E assim tendo feito, mandem o trabalho para mim que eu divulgo ele aqui. Tá falado?
(*) Hugo Rabelo de Souza o "Taichi", membro da Comissão Técnica da AAGIL, na função de Educador Físico, trabalhando na Etapa I em Tucuruí- PA, 13 e 14/jun/2009, no Campeonato Paraense de Patinação Aggressive Inline da AAGIL. Foto de Fernando Rabelo

Nenhum comentário: