Inscrições para a Etapa I 2012 - Local ?????

Categoria Especial
x
Primeira Categoria
<>
Categoria Feminina

27 setembro 2009

A AAGIL é interessante?

á uma propaganda de canal de TV que filosofa: "...são as perguntas que movem o mundo...". Essa idéia de que as perguntas alavancam o conhecimento, acho que é coisa que vem desde o Sócrates pelo lado mediterrâneo do mundo e desde Lao Tsé pelo lado mais oriental. Coisa muito antiga, mas atual. É idéia muito, mas muito boa mesmo, essa de ficar atento às perguntas ou de aprender a fazer perguntas.

Especificamente, me foi perguntado por pessoa a quem amo, se o Twitter é interessante. Minha resposta, naturalmente, foi de que ele pode ser interessante ou não, tudo depende do usuário. Lembrei do mundo em que vivemos, a Terra, a Ciência, os artefatos humanos, enfim, tudo o que há por aí. As mulheres e os homens, em certo sentido, são senhoras e senhores do mundo. Assim são considerados porque, em grande parte, o mundo está submetido à vontade deles. E por aí fui com minhas idéias até que me deparei com outro objeto: a AAGIL.

A AAGIL é interessante?

Pois é! a resposta é a mesminha da silva, desde o Sócrates e Lao Tsé, na Grécia ou na China, antiga ou atual. A AAGIL é aquilo que os patinadores e patinadoras fizerem dela, com ela e por ela. Poderá ser inútil, simples ponto de de referência para rolés inconsequentes, mera administradora de provinhas que pouco se diferenciam desses campeonatinhos de fundo de quintal, medíocre.

Poderá, porém, ser como a vemos eu e alguns outros jovens sonhadores. Uma Entidade forte, representativa do Inline paraense, promotora de qualidade de vida das pessoas, reconhecida pela sociedade por manter o Inline em níveis elevados de solidariedade, performance, estética, participação, alegria, competência técnica, segurança, etc.

Tudo depende, meus amigos e minhas amigas inliners, de cada um de nós, da nossa ação no mundo, do modo como participamos dessa construção sem fim que é o Inline paraense. Não é necessário que se esteja no topo do ranking, como o JAPA(1) ou o GIBSON(2), basta que estejamos juntos, decidindo juntos as melhores maneiras de fazer aquilo que, em conjunto, decidimos fazer.
Em conclusão, eu digo até, exagerando, que nem é necessário participar das temporadas de competição da AAGIL, mas é necessário, de alguma forma estar presente na AAGIL, assumir, cada um, a parcela de responsabilidade que lhe cabe por calçar um inline e sair por aí exibindo a nossa cara.


(1) Eloi Xavier Dib Junior "Japa", no half de Mosqueiro - Belém - PA em 12.07.09, Etapa II do Campeonato Paraense de Patinação Aggressive Inline da AAGIL. Entre outros feitos, o Japa é hoje primeiro colocado no ranking dos Melhores do Ano na Categoria Especial.


(2) William Gibson de Oliveira Moura, no half de Castanhal - PA, em 13.09.09, na Etapa IV da temporada paraense de Inline da AAGIL 2009, hoje primeiro colocado no ranking dos Melhores do Ano na Primeira Categoria.


13 setembro 2009

Concluída mais uma etapa - a IV - do paraense de Inline 2009

m mais uma demonstração de que estão construindo bem o seu caminho, atletas da AAGIL concluíram hoje, com êxito, a Etapa IV do Campeonato Paraense de Patinação Aggressive Inline de 2009. A prova acontece anualmente no Half da Praça do Trem, mantido pela Prefeitura do Municipio de Castanhal - PA, e este ano contou com 10 inscritos e oito participantes efetivos.


Como sempre acontece nos campeonatos, diversos patinadores, amigos, familiares e curiosos participam do encontro. Isto faz com que, afora a seriedade da prova, tudo o mais acabe se tornando uma festa da patinação inline, momentos de confraternização.

Vale lembrar, porém, que muitos patinadores tem se mantido à margem do processo organizatório capitaneado pela AAGIL. A esses companheiros afastados informamos que as portas da AAGIL estão sempre abertas para recebê-los e que devem pensar bem na qualidade e quantidade de sua contribuição ao desenvolvimento do esporte. Andar de inline não basta, é preciso cuidar do Inline para que ele tenha o merecido reconhecimento. E desse reconhecimento do Inline como esporte organizado é que resultará mais investimento, pistas, etc.

Quem participou, porém, está com a consciência tranquila, cumpriu sua obrigação e ao mesmo tempo se divertiu com os amigos. Aqui estão as súmulas com os resultados das voltas na prova.



Os resultados convertidos em pontos da classificação no Campeonato Paraense de Inline 2009 estão postados no ranking.

Estão de parabéns todos - amigos, atletas, familiares e público - que estiveram hoje em Castanhal dando mais esssa força ao inline. Podem ter certeza de que seu trabalho de hoje será convertido em luz para as gerações do amanhã do Inline paraense.

12 setembro 2009

Inscrições na Etapa IV - Half do Paraense de in Line 2009

Categoria Feminina
Não houve inscrições


Categoria Especial

1 - Eloi Xavier Dib Júnior "Japa"
2 - Paulo Cristiano Borges dos Santos "Cris"
3 - Pedro Thiago Costa de Assunção “Murda”
4 - Carlos Magno Costa Benjamim



Primeira Categoria

1 - Luã Henrique Costa Guimarães
2 - Wrangler da Cruz Ribeiro
3 - Alex Sarges Homem
4 - Bruno Felipe Gomes de Araújo
5 - William Gibson de Oliveira Moura
6 - Cledson Brandão da Silva "CB"



OBS.:

1 - A ordem da corrida - entrada na área de rolamento do half - será o inverso da ordem de inscrição

2 - Tratem de levar seus capacetes

3 - Menores de idade precisam de autorização dos papais ou mamães ou responsáveis.

4 - Não serão aceitas inscrições no dia da prova.

5 - Regulamento da prova será o mesmo adotado para a última prova de Vertical. Quem tiver dúvidas entre em contato: aagil.org@gmail.com

Boa sorte a todos e lembrem-se, a AAGIL é feita por e para todos nós.

Por que fazer diferente?



Equipe Na Raça, de Tucuruí- PA veio a Belém de microônibus participar da Etapa III em 09.08.09, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Tucuruí. Os inliners de Tucuruí estão fazendo as coisas de um modo diferente do que sempre foi feito.


E nós da AAGIL devemos ter em mente que se fizermos tudo igualzinho sempre foi feito no Inline, provavelmente, chegaremos exatamente no mesmo ponto, ou seja, sem apoio e sem respaldo social, com todas as consequências. Precisamos, então, usar a cabeça, ser criativos, fazer diferente para chegarmos a lugar diferente de antes.
Por exemplo, qual o campeonato de patins em que os atletas são conhecidos por constituirem ranking estadual que tenha durado mais de quatro anos?
Prestação de contas? alguém aqui já viu alguma, de algum campeonato de Inline por este mundo afora? Não? Pois é, a AAGIL divulga suas contas, magras é verdade, mas estamos nos educando para quando tivermos capitais mais volumosos.

Quem já ousou criar uma categoria baseada em critério objetivo, no desempenho dos atletas? não o desempenho num momentinho, da melhor manobra ou da autodeclaração, mas o desempenho ao longo de toda a uma temporada. Como a Categoria Especial da AAGIL, por exemplo.

Nesta categoria estão os atletas que obtiveram classificações de primeiro a terceiro lugar em pelo menos uma temporada do Inline paraense desde 2006 na categoria primeira. Atualmente a temporada vai de junho a novembro com uma prova por mês, sempre no segundo domingo, às 10 horas da manhã.
E mais, são três provas de street e três de vertical. Quem somar maior número de pontos em todas as provas é o campeão da categoria.

Quando alguém já ouviu falar de campeonatos de patins que começam na hora certa? Pois sim, desde 2006 até agora todas as provas da AAGIL se iniciaram exatamente no horário previsto, sem um minuto de atraso.
Bem, gente, essas são apenas algumas conquistas relevantes, algumas metas que estão nos levando aos objetivos maiores da AAGIL, todos eles relacionados à necessidade de dotar o Inline paraense de credibilidade interna e externa, ou seja, credibilidade entre os particantes e na sociedade paraense.
É com esse espírito que espero vocês domingo no Half da Praça do Trem em Castanhal. Fazer diferente para chegar a novos caminhos.
Ah! Não esqueçam de levar os R$5,00 trocados e seus capacetes. Se for possível, levem também suas máquinas fotográficas e familiares ou amigos e amigas para fotografarem e torcerem por vocês.

06 setembro 2009

SEEL Pará tem novo Secretário de Estado

O Estado do Pará tem novo Secretário de Estado de Esportes e Lazer - SEEL. Sai o Dr. Carlos Alberto da Silva Leão e entra o Dr. Jorge Panzera. Este último é amigo do Ministro do Esporte, já o outro, é amigo da onça.

Colhi a notícia no "O Liberal" de hoje, caderno "Esporte", página 2, coluna do pionetto@ig.com.br. Vejam bem, colhi a notícia toda menos a parte que é a minha piadinha sobre ser, o Dr. Carlos Alberto, amigo da onça.

A verdade é que sob a atuação do Dr. Carlos Alberto o inline paraense só não regrediu porque já tem decretada sua independência. Felizmente, anda-se de inline com ou sem o Dr. Alberto. Naturalmente que se a gestão dele tivesse dado um mínimo de atenção aos projetinhos que encaminhei a ele, o Governo do Pará e a população teriam ganhado. Mais pessoas estariam se beneficiando das instalações da sede provisória da AAGIL no Bairro da Condor, por exemplo, que hoje está para alugar por R$6.000,00.

O fato é que, entre outras coisas, propus parceria com a SEEL em que eu cederia gratuitamente o prédio em troca de ela pagar os instrutores e comprar umas taubinhas(1), dez patins inlines de responsa e uma ou duas latas de tinta e pincéis. Mas ele não se interessou, mandou eu vencer uma burocracia que nem minha contadora conseguiu. Premiação para o Paraense 2008, também não se interessou, nem respondeu ao pedido. Quando reclamei ao "Fale com a Governadora", ainda tiveram o descaramento de dizer uma coisa no site da SECON e trocar por outra no dia seguinte, numa mini versão abestalhada do "1984" (2).

Não temos garantia alguma de que o novo Secretário de Estado se disponha a atender nossos pedidos de apoio. Ser amigo do Ministro do Esporte é muita coisa, mas não impede, por exemplo, de se fazer de surda a ouvidoria do próprio Ministério(3). Esperançosos à enésima potência, porém, acreditamos que a mudança será benéfica ao Inline e ao esporte paraense como um todo.


(1) sinônimo afetuoso para para a palavra Skate
(2) "1984" é um livro de George Orwel em que um tal "Big Brother", que tudo via e sabia, apagava o registro histórico e punha no lugar outro que lhe fosse de interesse. Um panaca.
(3) Meu último pedido, como Presidente da AAGIL, à Ouvidoria do Ministério do Esporte, em que eu sugeria que eles estimulassem as SEELs a preencherem o espaço reservado ao calendário esportivo no site do Ministério, foi respondido com algo parecido com um "sempre estimulamos parcerias com os Estados e Municípios", coisa que não estava nem sendo cogitada. Ou seja, desconversaram sem sutileza alguma. Dá para confiar num sistema que faz esse tipo de coisa?

01 setembro 2009

Aggressive Inline na Escola ou a Escola no Aggressive Inline?

Talvez ninguém saiba que o Hugo "Taichi" - foto - (*) quando foi se inscrever no vestibular para Educação Física, tinha, entre outros objetivos, o de mobilizar dentro do inline ferramental teórico-prático - conceitos, técnicas, métodos de treinamento, etc - porventura disponíveis naquele curso.
A participação no sistema de ensino, porém, é via de mão dupla, ou seja, o Hugo "Taichi" tem, também, levado para o Curso de Educação Física da UEPA saberes típicos da área da Patinação Aggresive Inline. Naturalmente que a coisa se processa de forma lenta, com calma e humildade, afinal, estamos falando de um dos mais antigos e tradicionais cursos universitários de Belém. Mas ele vai fazendo como pode o inline presente no dia a-dia do curso. .
Houve demonstração, por exemplo, na disciplina "Dança", em que cada um exercia um papel. O Taichi não teve dúvidas, arranjou papel em que pudesse usar seus patins - foi vento e realizou um gap sinistro do palco para a quadra - lisa como sabão. Alliás o personagem vento encaixa direitinho com a personalidade dele quando competia e foi tetracampeão paraense, o único atleta que, no ranking da AAGIL, obteve o número máximo de pontos possíveis em uma temporada.
Noutra ocasião, agora na matéria "Fundamentos e Métodos do Esporte" cada grupo escolhia um esporte e dava uma aula sobre ele. Advinhem, qual o esporte escolhido pelo Taichi? Patinação Agg Inline, claro. Levou para lá seu já velho Xsjado - quem não é do ramo pode pronunciar "xédou" que todo mundo no inline vai entender -, e levou, também, meu pesado USD Throni. Deu sua aula teórica e prática na boa.
Por último, quando se formaram grupos, na disciplina "Estudos do Lazer" , para escolha de locais em Belém onde as pessoas gastam seus tempos livres, e posteriormente entrevistar as pessoas no local, também não teve dúvidas o Taichi, sugeriu logo que um grupo fosse ao Parque Radical do Marex. Por sorte ele foi um dos sorteados para ir lá.
Bem, todos nós do Inline, ou quase todos, somos jovens e estudantes. Então, vamos fazer como o Hugo "Taichi", sempre que possível, abordar o tema em trabalhos escolares. Seja fazendo radações, demonstrações, cartazes, seminários, debates, peças de teatro, o que for, cada um de nós poderá contribuir muito se colocarmos o Inline no conjunto das matérias estudadas na escola.
E não precisa ser na Educação Física Só, não. Em administração de empresas temos o modo como a patinação é organizada, administrada. Na publicidade, há inúmeros exemplos de como nos viramos para levar a arte da patinação às pessoas. Enfim, qualquer matéria pode acomodar bem o tema Aggressive Inline. Então, pessoal, cabeça não é só pra usar capacete, é para pensar, descobrir oportunidades. Sempre que possível, vamos realizar trabalhos escolares sobre o aggressive inline. E assim tendo feito, mandem o trabalho para mim que eu divulgo ele aqui. Tá falado?
(*) Hugo Rabelo de Souza o "Taichi", membro da Comissão Técnica da AAGIL, na função de Educador Físico, trabalhando na Etapa I em Tucuruí- PA, 13 e 14/jun/2009, no Campeonato Paraense de Patinação Aggressive Inline da AAGIL. Foto de Fernando Rabelo