Inscrições para a Etapa I 2012 - Local ?????

Categoria Especial
x
Primeira Categoria
<>
Categoria Feminina

04 maio 2008

Os fatos problemas do Aggressive Inline

Após decidir sobre o status de cada fato-problema, se causa ou função dentro do conjunto estudado, passou-se a examinar um a um, registrando-se em formulário próprio as possíveis causas e conseqüências.

O valor total atribuído a cada fato-problema na horizontal d´A Matriz de Análise dos Problemas (*), indica o número de conseqüências de cada fato-problema, ou seja, seu valor funcional. Já a soma na vertical, que indica o número de causas para cada fato-problema, será chamada de valor causal.

Dentre as várias interpretações possíveis para esses números, é muito útil, por exemplo, o entendimento de que um fato-problema que tenha muitas causas e poucas conseqüências, provavelmente não será um fato-problema de interesse para se trabalhar com ele, enquanto um outro que tiver poucas causas e muitas conseqüências já é um fato-problema que interessaria mais.

No primeiro caso, porque, a solução dele requer a abordagem das muitas causas sendo poucos os efeitos esperados; no segundo caso, atuando-se sobre umas poucas causas esperam-se efeitos sobre muitos fatos-problemas. Esse é, então, o foco do interesse pelos valores causais e funcionais.

É claro que o administrador deve estar sensível a todo o ambiente em que se desenvolve a atividade, às mudanças dentro e fora do sistema. A abordagem limitada a fatos-problemas foi uma maneira de maximizar o auxílio mútuo dos membros do grupo na construção do entendimento do panorama do aggressive in line paraense e, também, uma maneira de estabelecer as bases para definir as prioridades da novel entidade.

Doravante mostrarei o exame que fizemos de cada fato problema naquela ocasião.

Nenhum comentário: