Inscrições para a Etapa I 2012 - Local ?????

Categoria Especial
x
Primeira Categoria
<>
Categoria Feminina

17 abril 2008

A Matriz de Análise dos Problemas (*)

Até aquele momento o grupo havia gerado apenas um pacote de papeletas com os problemas inscritos nelas. Como o trabalho foi feito individualmente, cada um escrevendo o que lhe vinha cabeça a título de problema do agg in line, observaram-se muitas repetições de problemas, o que era esperado por mim que já houvera feito aquele tipo de trabalho antes.

Então, foram descartadas as duplicidades, ficando apenas uma papeleta para cada problema.

O próximo passo foi um longo debate que durou muitos dias e que consistiu em discutir cada problema, explicitá-lo o mais claramente possível e confirmar se era de fato um problema do aggressive in line. O uso de drogas por patinadores, por exemplo, foi descartado por não ter sido considerado um problema do aggressive in line.

É bom lembrar aqui que os debates foram levados às últimas conseqüências, só se encerrando quando atingido o consenso ou convencimento. Não houve votações ou sorteios. Esta é uma característica da técnica de análise utilizada, é democrática de fato.

Pois bem, ao final desta fase foi gerada uma lista de problemas que foram inscritos em uma matriz de dupla entrada, a tabela de análise de fatos problemas do aggressive inline:



Tabela I. Entradas horizontais da tabela de análise de fatos-problemas do aggressive inline.

A partir daqui cada fato-problema na horizontal será tratado como possível intensificador dentro do conjunto.

É bom esclarecer que tudo isto foi feito porque se tratava de examinar situação social complexa e em tais situações os problemas interagem intensificando ou reduzindo efeitos entre si.

Outro esclarecimento necessário é que embora tratemos os fatos-problemas como dados objetivos, eles são, na verdade, oriundos de interpretações feitas pelo grupo de estudos. Cada fato-problema é, na realidade, um conjunto específico de condições ambientais, internas e externas ao agg inline , identificadas e julgadas como perversas ao desenvolvimento do agg in line paraense na época.

Além disso, é bom saber que o número atribuído a cada fato-problema é apenas um número identificador, um rótulo.

Continuando a descrição do fluxo de trabalho, foram inscritos os fatos problemas nas colunas verticais, ficando assim matriz:



Tabela II. Matriz de análise de fatos-problemas exibindo suas duas entradas.

Após criar essa tabela os participantes confrontaram cada linha com o conteúdo de cada coluna buscando responder à seguinte pergunta: o fato-problema na horizontal antecede, promove ou intensifica o fato-problema que está na vertical? Cada fato problema foi confrontado com todos os outros e obtiveram-se, por consenso, os quantitativos em termos de causa e efeito dentro do conjunto.


Tabela III. Matriz de fatos-problemas preenchida e com os totais já inscritos.

Essa matriz indica, por exemplo, na linha horizontal, que o fato-problema número dois, “deficiência na divulgação do esporte”, na visão do grupo, atua como intensificador de sete outros fatos-problemas. Para o mesmo fato-problema dois, na vertical, temos a informação de que ele é intensificado por três fatos-problemas: três, cinco e 13. Muito bem, essa é a maneira como foi feita pelo grupo a leitura da Matriz de Análise dos Fatos-problemas da patinação aggressive in line no Pará. Essa leitura permitiu, então, levantar, dentro do panorama estudado, uma ficha de cada problema, seus prováveis antecedentes e conseqüentes. Com estes dados, foi possível, também, efetuar um prognóstico para cada fato-problema, bem como identificar a urgência requerida e um grau de complexidade a ser enfrentado pela futura entidade de administração desportiva.


Gráfico 1. Conteúdo dos fatos-problemas do agg inline paraense e sua complexidade

O grau de complexidade foi obtido pela divisão do número de causas sobre o número de conseqüências, sendo que, em termos numéricos, o problema 13 tem grau de complexidade infinito.


(*) texto de Fernando Rabelo de Souza

Nenhum comentário: