Inscrições para a Etapa I 2012 - Local ?????

Categoria Especial
x
Primeira Categoria
<>
Categoria Feminina

11 junho 2009

Campeonato 2009 - Boletim IV - Regulamento

O Presidente da AAGIL coloca à disposição do público, para análise, o presente regulamento. Caso não surjam sugestões de alteração, será utilizado na integra para condução da Etapa I - Street Park - Tucuruí - PA.


Campeonato Paraense 2009

Regulamento da Etapa I – Street Park – Tucuruí – PA

I – Da organização

Art. 1º. A Etapa I do será realizada em Tucuruí sob coordenação logística local.

Art. 2º. A operacionalização do Evento ficará a cargo da comissão técnica que será composta pelo Presidente da AAGIL, equipe de arbitragem da AAGIL e um Educador Físico ou estudante de Educação Física.

Art. 3º. À coordenação logística caberá o fornecimento de médico e equipamento para socorros de urgência e remoção de feridos, segurança, local para a prova e congresso técnico.

II - Das Competições

Art. 4º. A Etapa I será realizada em duas provas: Eliminatória em 13.06.09 e Final em 14.06.09, com início impreterível às 15 horas em local a ser indicado pela coordenação logística.

Art. 5º. As inscrições serão feitas no dia 13.06.09 entre das 10 às 12 horas, período em que se realizará, também o Congresso técnico da Etapa I..

Art. 6º. Caso haja atletas de outros estados será aberto um ranking interestadual para abrigá-los, correndo eles junto com os atletas da Categoria Especial.

Art. 7º. Durante as provas é vedado a todas as pessoas, exceto aos organizadores, o acesso à equipe de arbitragem.

Art. 8º. Será desclassificado e excluído da competição o Atleta que não se apresentar à chamada, quando houver, seja no Congresso Técnico, Reconhecimento da Pista, Eliminatórias e Final.

Art. 9º. Será garantido a cada competidor o intervalo mínimo de 5 (cinco) minutos entre cada volta.

Parágrafo único: Decorrido o tempo definido para cada volta, que será sinalizado por apitos, o atleta deverá sair imediatamente da área de rolamento.

Art. 10. A não observação de princípios éticos consagrados pelo uso ou a infringência deste regulamento implicará na desclassificação do atleta e/ou conseqüente perda dos pontos na prova que estiver em andamento, a critério dos árbitros, que relatarão o fato no verso da súmula e a assinarão.

Art. 11. A melhor volta de cada atleta será aquela em que ele obtiver maior número de pontos.

III – Congresso Técnico e Reconhecimento da Pista

Art. 12. O Congresso Técnico será realizado no dia 13.06.09 em local a ser indicado pela coordenação logística, no horário das 10 às 12 horas.

Art. 13. A título de reconhecimento da pista os competidores poderão utilizar livremente a área de rolamento até cinco minutos antes do início da realização das provas.

Art. 14. A ordem dos competidores nas provas será determinada por sorteio a ser realizado durante o Congresso Técnico.

IV – Prova Eliminatória

Art. 15.Os competidores farão suas voltas em baterias de até dez atletas.

Art. 16. Cada bateria terá duração de 10 minutos.

Art. 17. O cronometrista soará o apito no 0 (zero), aos nove e duas vezes aos 10 minutos.

Art. 18. Serão classificados para participar da Final até cinco atletas de cada bateria, em número igual para cada uma, exceto a que se apresentar por último.

Parágrafo primeiro. A última bateria fornecerá apenas o número de atletas necessários para completar os dez que passarão para a Final.

Parágrafo segundo. Será admitida a participação de atletas em etapa de Eliminatória no domingo, excepcionalmente, desde que comprovada a impossibilidade de participar da prova no sábado por motivo de residência em local diferente do das provas e tenha se inscrito por qualquer via no dia e horários previstos no art 5º.

V – Prova Final

Art. 19. Poderão participar até dez classificados na Eliminatória que agora se apresentarão individualmente em duas voltas de um minuto cada.

Parágrafo primeiro. A ordem das apresentações será obtida por sorteio entre os finalistas.

Parágrafo segundo. Caso se concretize a hipótese do parágrafo segundo do artigo 18, poderá ser acrescido o número de participantes da prova Final em número suficiente para cobrir aquela excepcionalidade.

Art. 20. A classificação final será obtida pelos pontos da melhor volta, descartando-se a pior.

Art. 21. Cada volta terá duração de um minuto.

Art. 22. O cronômetro será acionado no momento em que o competidor entrar na área de rolamento para executar sua volta.

Art. 23. O cronometrista soará apito uma vez no 0(zero), aos 45 (quarenta e cinco) e duas vezes aos 60 (sessenta) segundos de cada volta

VI – Julgamento das Provas

Art. 24. A Equipe de Arbitragem será composta de

Árbitros : 3(três), credenciados pela AAGIL, sendo que um ficará na reserva;
Mesário: 1 (um);
Cronometrista: 1 (um);
Auxiliar de Arbitragem: 1 (um).

Parágrafo único: Caso necessário, as funções de cronometrista e mesário poderão ser exercidas por uma só pessoa.

Art. 25. O desempenho dos atletas será avaliado levando-se em conta o conjunto dos seguintes quesitos:

A. Dificuldade: quantidade, qualidade e técnica na
execução das manobras;

B. Criatividade: inventividade, engenhosidade na solução dos problemas;

C. Consistência: firmeza na realização das manobras;

D. Estilo: etética dos movimentos, beleza.

Art. 26. Na Eliminatória os árbitros classificarão o desempenho dos atletas sem admitir empates.

Art. 27. Na Final cada árbitro atribuirá pontos inteiros de 0 a 10 (zero a dez) ao desempenho de cada competidor em cada volta.

Art. 28.Os pontos de cada atleta em cada volta serão obtidos pela soma dos pontos atribuídos pelos dois árbitros.

Art. 29. Serão considerados como critério de desempate, na final, os pontos da primeira volta; permanecendo o empate, os pontos na segunda volta, em ambos os casos na prova em que ocorrer o empate.

Parágrafo único: Permanecendo o empate os atletas serão consagrados na sua classificação com empate técnico.

VII - Disposições Finais

Art. 30. A AAGIL manterá em arquivo público, por categoria, na forma usual, todos os resultados da etapa a que se refere este regulamento.

Art. 31. A AAGIL manterá, também, em arquivos públicos os nomes de todos os participantes, atletas ou não, que tenham contribuído para a realização das provas de que tratam este regulamento.

Parágrafo único. A participação na Etapa I de que trata este regulamento será considerada serviço relevante prestado ao desenvolvimento do esporte da Patinação Aggressive in Line no Estado do Pará, mediante certificação emitida pela AAGIL.

Art. 32. Caberá à comissão técnica julgar em primeira instância, no local, todas as reclamações feitas por competidores ou responsáveis.

Parágrafo primeiro. Serão admitidas apenas reclamações por escrito, devidamente justificadas e assinadas por atleta inscrito ou, se menor, pelo responsável.

Parágrafo segundo. Recursos em segunda e última instância deverão ser dirigidos por escrito à Associação Paraense de Patinação Aggressive In-Line - AAGIL.

Art. 33. Todos os fatos, sons e imagens relativos ao Campeonato são públicos e poderão ser divulgados livremente desde que para fins não econômicos.

Art. 34. Será obrigatório o uso de capacete e recomendável o uso dos demais equipamentos individuais de segurança.

Art. 35. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Técnica que poderá, todavia, se aconselhar com outros profissionais presentes.
------------------------------------------

Nenhum comentário: