Inscrições para a Etapa I 2012 - Local ?????

Categoria Especial
x
Primeira Categoria
<>
Categoria Feminina

28 junho 2008

PROBLEMA 05 -DEFICIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE CALENDÁRIO DE EVENTOS

Continuando, ainda, a história da criação da AAGIL, segue outra ficha de outro fato problema estudado pelo grupo de patinadores no primeiro semestre de 2005:


PROBLEMA 05 -DEFICIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE CALENDÁRIO DE EVENTOS

Descrição:
____________________________________________
Na verdade inexistia calendário de eventos de Patinação Aggressive In Line no Pará até 2004. Os poucos eventos eram realizados de maneira repentina e na base do heroísmo de uns poucos interessados. Palavras com planejamento, coordenação, direção e controle não fazem parte do vocabulário nem da prática esportiva dos patinadores.

Conseqüências:
____________________________________________
01) Carência de apoio aos atletas;
02) Deficiência na divulgação do esporte;
09) Deficiência na estrutura para evolução de atletas;
10) Pouco conhecimento das regras de arbitragem;
12) Carência de informação aos atletas.



Causas:
____________________________________________
03) Desinteresse dos atletas pelas questões organizacionais.



Prognóstico:
____________________________________________
Atuar diretamente sobre o problema 05 é relativamente fácil, pois a confecção de um calendário é simples. Enquanto fato-problema, porém, esconde alta complexidade pois, embora dependa apenas de estimular o interesse pelas questões organizacionais, este, por sua vez, requer atuação sobre a carência de seriedade de atletas que já vimos ser de difícil solução em termos de eliminação das suas causas, por serem, provavelmente, externas à patinação.
____________________________________________


Em meio a tal ambiente é difícil falar em calendário de eventos. Todavia, é elemento fundamental para se buscar apoio. É o calendário de eventos que irá compor o conteúdo de qualquer pedido de apoio. A referência a campeonatos nos projetos de pedidos de apoio requer a existência de calendário de eventos. Imaginem, como uma empresa iria apoiar eventos que nunca foram programados? Que aparecerem de repente, sem essa nem mais aquela. Apoios a eventos assim só na base da amizade, o que, se não é de todo um mau, faz crescer a imagem de esporte desorganizado, sem direção e sem objetivos outros que não o imediato, o agora.

E o que representa, afinal, um calendário de eventos? No que tange a administração, o calendário está no rol das atividades de planejamento. É ele que informa o vai ser feito pelas pessoas do esporte durante certo período.

E se enganam olimpicamente aqueles que pensam que o calendário de eventos tem apenas as repercussões apontadas pelo grupo de estudos.

Acontece que o pessoal do grupo de estudos, afora este que ora escreve, não conheciam, como a maioria dos inliners não conhece, o significado das palavras treinamento desportivo. Ora, o treinamento desportivo é uma disciplina formal, um campo de estudos da área dos educadores físicos.

O preparo de atletas para competições desportivas requer a atuação do profissional de educação física e ferramentas conceituais do treinamento desportivo.

E o que é que isso tem a ver com o calendário de eventos? É que o treinamento desportivo exige especificação cuidadosa de períodos de atividades de preparação física, técnica, psicológica e de descanso para os atletas. Essa especificação varia do nível dos milésimos de segundos até anos. Da mesma forma poderíamos falar da nutrição. Tudo isso é corriqueiro em esportes de rendimento, uma necessidade mesmo, devido a competitividade, ao desejo de vencer, investimentos que requerem retorno em termos de mídia e, ainda, devido a tudo o mais que faz do esporte um grande negócio na área do entretenimento. Tudo isso só é possível mediante a elaboração e disciplinado cumprimento de calendários de eventos.

Sendo um aspecto do planejamento do esporte, a garantia de que o calendário será cumprido vem da participação efetiva das pessoas na sua elaboração. Esse é um segredo do planejamento. As pessoas lutam pela consecução de objetivos que tenham estabelecido para si. Então, o calendário do agg inline paraense precisava ser feito com a efetiva e verdadeira participação dos atletas competidores.

O cumprimento dele forneceria material para envio à imprensa e a partir da divulgação já se poderia pensar em buscar apoio com alguma possibilidade de retorno de imagem aos apoiadores.

A patinação agg inline jamais tivera um calendário de eventos até o aquela ocasião. A atividade de construí-lo era um pouco estranha aos participantes, mas ele foi feito. Foram programadas cinco etapas, sendo duas de half e três de street,, aqui incluídas duas provas de mini rampa. Como se observa, foi incluído um evento do X-Games que talvez ocorresse em São Paulo. Aqui está o calendário estadual de 2005 do em agg inline paraense:
As etapas 1 e 5 contaram pontos para o ranking de Vertical, as demais para o de Street exceto a a etapa 6 que não geraria pontos para o ranking.

22 junho 2008

E-mail enviado ao Senhor Secretário de Estado de Esporte e Lazer da SEEL

Senhor Secretário de Estado de Esporte e Lazer,

Foi muito importante para a Patinção Aggressive In Line - e acredito que para o todo o esporte paraense - poder conversar diretamente com sua pessoa, sem intermediários, na reunião de 19.06.08.

Ao tempo em que agradeço a oportunidade em nome dos patinadores, informo que essa SEEL poderá colher outras informações sobre AAGIL, - história, ranking, campeonatos, etc - na nossa "Revista Elerônica": http://aagil.blogspot.com/

Por oportuno, informo que continuamos aguardando resultado das indicações que fizemos outrora para concorrer a vaga no Bolsa Talento, sendo que, atualmente nossa indicação recai sobre os atletas destaque que constam da daocumentação entregue a V.Excia. em mãos no dia 19.06.08.

Fico no aguardo de orientação dessa Secretaria de Estado para dar continuidade ao trabalho iniciado na reunião de 19.06.08.

Aceite um radical abraço de toda a galera da Patinação Aggressive In Line paraense.

Fernando Rabelo de Souza
Presidente
-----------------------------------------------------------------------------------------
documento público:

Finalmente encerrado o capítulo da remessa de informações à SEEL

Quando abriu a reunião de 19.06.08 com o Secretário de Estado de Esporte e Lazer da SEEL, o funcionário daquela Entidade mostrou um papel e perguntou se todos haviam recebido uma cópia. À minha resposta negativa foi providenciada imediatamente cópia para a AAGIL, com os seguintes dizeres:

"
Logomarca do atual Governo do Pará
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE ESPORTE E LAZER - SEEL

Ofício Circular nº 40/2008-GAB/SEEL
Belém 12 de junho de 2008

Senhores Federados,

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer vem por meio deste convidar essa Federação para participar de uma reunião que será realizada no dia 19/06/08 (quinta feira), às 15 horas no Auditório do DETRAN, localizado na Rodovia Augusto Montenegro, s/n, Km 03 - Nova Marambaia.

Assim solicitamos que os presidentes das Federações apresentem para compor a pauta da reunião os documentos abaixo relacionados:

-Relação da situação geral da entidade, informações básicas (filiados, endereço,telefones de contato, presidente, etc...);
-Relação dos atletas destaques, atletas que possuem títulos nacionais e internacionais;
-Calendário estadual, nacional e internacional;
-Previsão de apoio para os eventos das entidades.

Contamos coma presença de todos os atletas desta conceituada Federação.

Cordialmente,

CARLOS ALBERTO DA SILVA LEÃO
Secretário de Estado de Esporte e Lazer


Rodovia Augusto Montenegro, km 03, s/n - Nova Marambaia - 66.633-490
Site www.seel.pa.gov.br/ E-mail leaoseel@yahoo.com.br
Pabx. 3201.2300/3201.2313/Fax. 3201.2331
"

Na verdade eu havia recebido a demanda por telefone, dois ou três dias antes, de modo que pude me preparar minimamente, apesar do pouco tempo, para ir à reunião com as informações solicitadas.

Aliás, a esse respeito, agradeço a todos os patinadores que atenderam prontamente meu pedido de completar os dados do cadastro. Podem ter a certeza de que isto foi muito importante.

Agradeço, também, ao Hugo "Taichi" que, além de me ajudar na burocracia, ainda foi representar o Presidente da AAGIL numa outra reunião, esta da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer - SEJEL, lá na antiga Aldeia Cabana, hoje Aldeia Amazônica, para a qual a AAGIL também foi convidada e que se deu no mesmo horário da reunião da SEEL.

Então, finalizando e história dessa reunião com o Sr. Secretário de Estado de Esporte e Lazer, da SEEL, tenho a dizer que juntei documento contendo, também, um índice e o nome e endereço do Presidente da AAGIL.

Índice:

Dados Cadastrais dos Associados ............ 1
Relação de Atletas..................................... 12
Calendário Desportivo............................... 14
Necessidades 2008.....................................15
Atletas destaque......................................... 16
Nome endereço do Presidente................... 17
Anexos......................................................... 18


Presidente

Fernando Rabelo de Souza
Rua dos Mundurucus, 2268 – Batista Campos
Belém – PA
CEP 66065-000
Fone 3089 0325 ou 3224 4259

Durante a reunião o Sr. Secretário opinou no sentido de que se devem agrupar mais as entidades desportivas.

Já seu Adjunto, o Sr. Carepa, enfatizou, entre outras, que é inaceitável que as Entidades fiquem dependendo apenas de apoio da SEEL e não procurem apoio de outros órgãos e empresas.

Muito bem. Além das informações escritas, que entreguei nas mãos do Sr. Secretário, coisa que poucos fizeram, cada um teve de se apresentar e quem quisesse poderia fazer pequena fala de no máximo três minutos.

Na minha fala, levando em conta as colocações do Sr. Secretário e do Adjunto,
eu expressei os seguintes pensamentos:

1) que discordo parcialmente das posições do Sr. Secretário porque a AAGIL não quer se ajuntar a nenhuma outra entidade, pois sabemos que a luta por recursos é uma luta solitária;

2) que a Patinação Aggressive in Line é esporte invisível, abandonado pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinas - CBHP, não possuindo organização própria em nível municipal, estadual, nacional e internacional, faz-se necessária a criação do Sistema Desportivo da Patinação Aggressive In Line;

3) que discordo, disse ainda, não do conteúdo, mas da ênfase dada pelo Sr. Adjunto, pois quatro meses do meu salário de funcionário público federal aposentado são sugados diretamente da folha de pagamento pelo Governo e que eu iria fazer todos os esforços no sentido de que esse dinheiro vá para o esporte;

Mais não fiz nem me foi solicitado fazer por lá, de modo que dou por concluído relatório da reunião com o Sr. Secretário de Estado de Esporte e Lazer da SEEL, de 19.06.08. Foi muito legal representar os patinadores e patinadoras do nosso Pará junto ao Governo e federações presentes.

Atletas em Destaque - Informação à SEEL em reunião de 19.06.08

Na dita reunião, pública, com o Sr. Secretário de Estado de Esporte e Lazer da SEEL, de 19.06.08, repassei, ainda, as seguintes informações:

Atletas destacados

por resultados em competições locais

Hugo Rabelo de Souza
Paulo Cristiano Borges dos Santos
Fernando Arêas Moreno Albuquerque

aluno da Escolinha de Patinação
(trabalho social e formação de novos atletas)

Luan Sereja Araújo Castro (8 anos)

20 junho 2008

Orçamento do Campeonato AAGIL 2008


Este foi outro documento que entregamos ao Sr. Secretário de Estado de Esporte e Lazer da SEEL, na reunião de 19.06.08.


Calendário Desportivo da AAGIL para 2008

Este foi outro documento entregue nas mãos do Sr. Secretário de Estado de Esporte e Lazer da SEEL na reunião de 19.06.08.


Calendário Desportivo 2008

Esporte e Lazer no Bairro da Condor

Este é o conteúdo de outro documento entregue na reunião de 19.06.08 ao Sr. Secretário de Estado de Esporte e Lazer - SEEL:
Esporte e Lazer no Bairro da Condor

Resumo (em elaboração) de Projeto Social

1. Apresentação

Proposta de alocação de recursos do Estado para aproveitamento da área de treinamento e sede social da AAGIL em projeto social denominado Esporte e Lazer no Bairro da Condor.

2. Justificativa
O trabalho desta associação é realizado em galpão de 500m2 no Bairro da Condor, onde há duas rampas em madeira compensada para patinação e skate e área livre para Capoeira e outras atividades. Trata-se da sede social e área de treinamento da AAGIL que é utilizada de modo informal e gratuito por cerca de vinte pessoas entre crianças da vizinhança, atletas e árbitros.

O imóvel é propriedade particular do presidente da Entidade cujo salário de aposentado já não permite manter o trabalho apenas à custa de seu orçamento familiar, nem os associados se acham em condições de arcar com os custos. Queda inviabilizada, portanto, a continuidade do uso da área pela Associação.

É sabido que o Bairro da Condor e vizinhança são carentes de áreas públicas dedicadas ao esporte e lazer. Além disso, aquele bairro é área de grande concentração de famílias de baixa renda, fato que determina a existência de elevado número de crianças em situação de risco social e mesmo físico, pois passam horas nas ruas.


3. Objetivo
Ampliar a utilização gratuita, pela comunidade, da área coberta hoje ocupada pela AAGIL e permitir a manutenção como área de treinamento e sede social da entidade nos horários livres.

4. Atividade
.
Ministrar durante um ano, três vezes por semana, seis horas por dia, em quatro turmas de 1h30min, atividades alternadas de Patinação, Skate, Capoeira, Tai Chi Chuan e Pintura de Paisagens.


5. Clientela

100 pessoas entre crianças, adolescentes e idosos do Bairro da Condor e entorno.

6. Custo estimado para um ano de atividade
R$38.000,00 sendo:
dez pares de patins: R$4.000,00;
dez skates: R$ 1.000,00;
vinte jogos de equipamentos de segurança:R$3.000,00;
materiais de pintura à base d’àgua: R$2.000,00;
Pagamento a monitores e coordenador: R$28.800,00.

19 junho 2008

Cadastro de Atletas

O Presidente da AAGIL entregou hoje nas mãos do Secretário de Estado de Esporte e Lazer relação e cadastro dos associados. A relação é esta que se segue. Já o cadastro não divulgaremos por conter informações pessoais dos associados.

1. Adenilson Souza de Lira
2. Adilson Lima da Silva
3. Adson Rogério Alves Barros
4. Alan da Silva Rodrigues
5. Alberto Abbud Neto
6. Alex Martins da Silva
7. André Luiz dos Santos
8. Antônio José de Souza Gonçalves Junior
9. Athos Henrique Couto
10. Brayan Robson Leão Souza
11. Breno Jose Dias
12. Bruno Eduardo Ferreira Gonçalves
13. Bruno Júnior Santos Pinto
14. Cleber Wagner Lopes Móia
15. Cledson Augusto Costa de Souza
16. Cledson Brandão da Silva
17. Cleidson Diego Oliveira Pereira
18. Dânyel Cristian Araújo Santos
19. David Melo Costa
20. Diego Geovannio Santos Duarte
21. Ederson Wallace Silva de Oliveira
22. Elioenay Bezerra Tavares
23. Eloi Xavier Dib Junior
24. Fábio Júnior Araújo Castro
25. Fabio Siqueira Caldas
26. Fabricio de Vasconcelos Matos
27. Felipe Pessoa de Albuquerque
28. Fernando Arêas Moreno Albuquerque
29. Fernando Rabelo de Souza
30. Francisco Wellington de Souza Bastos
31. Gildenir Silva Castelo Branco
32. Gledson Diego Oliveira Pereira
33. Gleisa Denia Pinheiro da Silva
34. Hairton César Paiva Martins
35. Harrison Muniz de Oliveira
36. Hugo Rabelo de Souza
37. Igor Tuanes do Nascimento Corrêa
38. Ivson Pacheco Moraes
39. Jackson Patrick Costa Ferreira
40. Jean Carlos Espinheiro da Silva
41. Jean Marco Jardim Cordeiro
42. Jhon Pablo Pereira Santana
43. Jonathas Silva Lelis
44. Jones Gaia
45. Jordan Ricardo da Silva Costa
46. José Henrique Borges Maia
47. José Ricardo Sousa
48. Karla Vanessa Balieiro de Paula
49. Kimberley Baia da Silva
50. Leandro Carvalho Coelho
51. Luã Sereja Araújo Castro
52. Luan Henrique Costa Guimarães
53. Luis Paulo Rosário de Souza
54. Luiz Alfred Maramaldo de Andrade
55. Márcio Augusto Leal Xavier
56. Marco Vinicios dos Santos Cordeiro
57. Marlos Moraes Tavares
58. Michael Cliff Carvalho Martins
59. Nei Neves de Abreu
60. Noé Neves de Abreu
61. Orlando Jorge Abreu do Nascimento
62. Paulo Cristiano Borges dos Santos
63. Paulo Pinheiro Brasil
64. Pedro Aleixo Nogueira
65. Pedro Thiago Costa de Assunção
66. Priscila Nogueira Gonçalves
67. Rebeca Cristina Vinhas Alvares
68. Reulison Alves e Silva
69. Richard Patrick Nunes Rodrigues
70. Rômulo Augusto H. Vieira
71. Rômulo Rego
72. Rosivan Souza Barbosa
73. Saul Smith Moraes
74. Thiago Albuquerque da Silva
75. Thiago do Nascimento Filho
76. Thiago Figueiredo da Silva Menezes
77. Vagner Andrei Bitencourt Machado
78. Waldson Melo Bezerra
79. William Gibson de Oliveira Moura
80. Wygney da Silva SantosYngrid Palheta de Araújo

08 junho 2008

Campeonato Paraense 2008

Campeonato Paraense de Patinação Aggressive In-Line
e II Campeonato Interestadual de Patinação 2008
Etapa I - Street Local: Radical Parque - Marex
Belém UF: PA 08-JUN-2008

Participantes:
Primeira Categoria: 23 atletas
Categoria Especial : 10 atletas

Árbitros titulares
Srs. Brayan Robson Leão Souza e
Alex Martins da Silva,
Reserva: Noé Neves de Abreu

Delegações/representantes:
Mini Invasion, Ratoeira Vídeo, Bad Boys, Tucuruí Aggressive, FCP

das cidades de Abaetetuba, Ananindeua, Belém, e Fortaleza - CE e Tucuruí

O Atleta Thomas Fire, da Federação Cearense de Patinação – FCP teve o apoio da Bronx Skateshopping e da Sinister

Resultado Etapa I

Primeira Categoria - Final

Categoria Especial - Final


Campeonato Interestadual

07 junho 2008

Forum da AAGIL

Peço aos amigos a gentileza de usarem um destes foruns para debates, perguntas e opiniões.

http://aagil.queroumforum.com/index.php

No Orkut
http://www.orkut.com/CommTopics.aspx?cmm=39471276

03 junho 2008

AAGIL no Mapa do Pará

Posted by Picasa
Aqui deveria aparecer o nome AAGIL rodando em volta do estado do Pará unificado. Houve erro meu mas deixo assim para registro.

01 junho 2008

PROBLEMA 03 - DESINTERESSE DE ATLETAS POR QUESTÕES ORGANIZACIONAIS

Continuando a história da criação da AAGIL, aqui vai mais um problema examinado pelo grupo.


Descrição:
____________________________________________

É notório o fato de que os atletas da Patinação Aggressive In Line não se posicionam em termos práticos ante a reconhecida necessidade de melhor organizar o esporte. Parece haver mais interesse no prazer da aventura e da prática descompromissada e menos interesse no rigor burocrático da organização administrativa. De certa forma isto reflete um pouco o jeito de ser brasileiro. Este fato-problema é de alta complexidade, pois ocupa o segundo lugar em termos do número de conseqüências, que são seis e possui apenas uma causa a que se tem acesso difícil.


Conseqüências:
____________________________________________

01) Carência de apoio aos atletas;
02) Deficiência na divulgação do esporte;
05) Deficiência na elaboração de calendário de eventos;
09) Deficiência na estrutura para evolução de atletas;
10) Pouco conhecimento das regras de arbitragem;
12) Carência de informação aos atletas.


Causas:
____________________________________________

13) Carência de seriedade de atletas.



Prognóstico:
____________________________________________

A se julgar pela causa única, que por sua vez não tem origem dentro do conjunto, o fato-problema três é de difícil solução, pois não há como atuar sobre a causa. Todavia, é possível atuar sobre algumas de suas conseqüências.

____________________________________________

Logo nos primeiros momentos do grupo de trabalho o autor conversava com um dos participantes bissextos e este se referiu ao fato de que “ninguém liga para nada” o que, se aceito incondicionalmente, inviabilizaria em grande parte o trabalho a ser realizado.

O autor argumentou didaticamente perguntando se o participante sabia o porquê de sermos assim, desinteressados das questões organizacionais e de não as levarmos a sério. Como o participante não soubesse, o autor esclareceu dizendo que esses comportamentos são resquícios de nossa formação colonial. Que na época da colonização do Brasil, durante trezentos anos, tudo o que se gerava de riqueza era encaminhado para a Metrópole. Em conseqüência, os locais teriam desenvolvido comportamentos de resistência passiva e até mesmo de repulsa em relação a autoridade instituída.

E m resumo, não havia porque se esforçar em cuidados com o Brasil porque tudo deveria ser revertido para a Metrópole. Em adição, os produtos industrializados na Metrópole ou por ela comercializados é que tinham consideração por parte dos que detinham meios para consumi-los na Colônia. Os produtos da terra foram assumindo caráter de coisas de segunda linha em relação aos produtos oriundos da Metrópole.

Bem, correto ou não esse ponto de vista, o participante aparentemente se surpreendeu com as explicações e pareceu ter-se convencido de que há necessidade de lutar contra os comportamentos de colonizados ainda vigentes no Brasil.

Esse é um trabalho em que cada brasileiro deve se empenhar. A eliminação da mentalidade colonizada é absolutamente necessária. Envolve alguns aspectos organizacionais vistos aqui, mas envolve, também, questões de uso da linguagem, auto estima, enfim, imensa gama de atitudes e comportamentos que são básicos para o sucesso em qualquer atividade.

Uma extensão da mente colonizada pode ser vista na maneira pacífica como patinadores acatam a nomenclatura de movimentos inteiramente gerada em países estrangeiros. É claro que os criadores do esporte irão lutar para que os movimentos típicos da arte sejam nomeados pela língua de origem. Ora, é preciso que os patinadores brasileiros compreendam que a língua é, também, meio de difusão cultural e que é necessário, então, na medida do possível, preservar o uso de nossa língua traduzindo-se para ela os nomes das manobras, peças e equipamentos. Agindo assim estarão preservando sua cultura e, por conseguinte, sua existência.

Todavia, não há porque se cogitar de fobias a estrangeirismos e estrangeiros, ódio, xenofobia, não. Trata-se apenas de cuidar da identidade, das raízes, da auto-estima, tudo dentro da ótica de que se deve sepultar o mais profundamente possível o ser colonizado. Este é o caminho do cidadão e da cidadã e terá de ser percorrido até que cada um entenda que é necessário intervir na organização das diversas atividades, inclusive no agg in line.